TELEMEDICINA

É O AGORA E O FUTURO

26/06/2021

TELEMEDICINA

Geolife (Geolife)

Mudanças e Tendências para o RH com Telemedicina

Gestores de Recursos Humanos preveem 3 mudanças rápidas em seu setor

O setor de RH está sentido a necessidade de se reinventar para atender a nova conjuntura da pandemia e do trabalho home office. Os gestores estão lidando com a nova liberdade do colaborador trabalhar em casa, a flexibilização no horário de trabalho devido a redução da oferta do transporte público em algumas cidades e grande absenteísmo devido ao Covid – 19.

Tudo isso, sem contar o trabalho diário, direcionado muitas vezes à burocracia e a retomada de ações focadas na humanização, benefícios e bem-estar ao colaborador, motivação, somando esforços para evitar a alta rotatividade e o turnover.

Para o psicólogo, Bruno Aniceto, que trabalha com gestão de pessoas há 12 anos, os profissionais que atuam nesse departamento precisam acompanhar essas transformações para atender seus colaboradores e suas expectativas de carreira, além de responder, com ações, ao presidente da empresa e seus acionistas.

Bruno destaca, na prática, 3 mudanças importantes que já estão batendo à porta das equipes de RH. Fique atento e busque adaptar-se a elas.

1 – Influência do Covid-19 no ambiente empresarial

Fato é que a vacina não deve ser totalmente concluída neste ano de 2020 e, mesmo que fosse aprovada para produção, não teremos a quantidade suficiente para imunizar a população mundial em um curtíssimo espaço de tempo, portanto, começaremos 2021 com as mesmas preocupações de contaminação das equipes de trabalho.

Muitos colaboradores tem receio de comunicar ao RH que tiveram contato com pessoas positivas ao Coronavírus e isso é um grande problema. Seu setor de Recursos Humanos deve estar preparado, dar o devido suporte aos gestores e disseminar a informação dos problemas de contaminação do Covid-19, deixando seus colaboradores à vontade e com total liberdade para falar sobre o assunto.

Quando o colaborador não remete esta informação ao RH, pode estar contaminando outros colegas e desencadeando uma pandemia na própria empresa.

Mantenha-se aberto a este assunto e acredite no trabalho home office.

 2 – Esteja próximo, mesmo distante

Gestores gerais da empresa e especialmente, a equipe de RH, precisam estar conectados aos seus colaboradores. Os funcionários devem sentir que, apesar do trabalho home office em período integral ou parte dele, devem continuar pertencendo àquele mundo empresarial, com deveres, mas acima de tudo, sentindo-se parte da empresa.

Como fazer isso?

Sim, esse é um grande desafio, mas ações de endomarketing com planejamento estratégico tem dado bons resultados às empresas. A postagem de fotos dos colaboradores em home office, campanhas especiais durante a pandemia, brindes em casa, mensagens, entre tantas outras opções, tem sido excelentes alternativas, com custo muito baixo ou até mesmo custo zero, apostando na criatividade e no valor emocional das ações.

 3 – A procura por novos benefícios aos colaboradores

Devido a pandemia, os profissionais visualizaram novas metodologias de trabalho, novas oportunidades e puderam repensar suas carreiras.  Com certeza você tem bons profissionais que não gostaria de perder, certo?

Então, o que sua empresa proporciona aos seus colaboradores: apenas salário? ambiente favorável?  benefícios atrativos à equipe?

Nos últimos meses, um dos benefícios mais procurados pelos gestores de RH tem sido a telemedicina, ou seja, a consulta online, com médicos 24h à disposição da empresa e do colaborador.

Trata-se de um “plano de saúde” infinitamente mais barato que os planos tradicionais do mercado e com a excelente vantagem da consulta online, quando e onde o colaborador estiver: sábados, domingos, feriados, madrugada, em casa, na empresa, em viagem à trabalho ou em férias.

A consulta online é pelo celular, de forma prática e acessível, atendendo toda essa necessidade do colaborador e da empresa, que não perde seu funcionário um dia inteiro na ida ao médico, faltas injustificadas ou para o retorno na apresentação de exames. A consulta online com médico 24h reduz custos com planos de saúde e tem se tornado o benefício mais atrativo aos colaboradores e a empresa ainda deduz impostos.

Nós destacamos o aplicativo GeoLife, que conecta rapidamente o paciente ao médico. Se a empresa está com um funcionário que apresenta suspeita de coronavírus, por exemplo, pode conectar de imediato o colaborador ao médico na consulta online e já esclarece todas as dúvidas. É mais agilidade, menos deslocamentos, menos custos, evitando manter também um funcionário contaminado na empresa ou, porventura, dispensá-lo de forma desnecessária, cumprindo assim todos os procedimentos de RH com excelência.

“A telemedicina é uma das grandes novidades e já faz parte do nosso novo normal, afinal, já pedimos comida por aplicativo, já assistimos TV e ouvimos música por aplicativo, já andamos de carro por aplicativo, agora também podemos conversar com o médico pelo aplicativo”, destaca o gestor de RH, Bruno Aniceto.

Estamos passando por toda essa transformação e cabe, a toda a equipe empresarial, participar dessas mudanças necessárias para que o processo de crescimento da organização seja mantido com qualidade e eficiência, finaliza o gestor de RH, Bruno Aniceto.

Gostou da matéria? Deixe sua nota!

NAN estrelas / 0 voto(s)